Residência-artística_site-capa

Em 2020, o Centro Cultural Lá da Favelinha teve o Projeto Residência Artística Disputa Nervosa aprovado na Chamada Pública de Seleção de Projetos de Residência Artística 2020/2021 do Programa Pontes, realizado pela Oi Futuro e British Council. Devido a pandemia do Covid-19 e, assim, das dificuldades inerentes de realização de ações que envolvem aglomeração de pessoas, o projeto será realizado em um formato 100% online. 

Residência-artística_site-800-800

O projeto é articulado como uma nova versão da Disputa Nervosa e inclui atividades relacionadas ao Favelinha Fashion Week, de modo que os artistas vão se concentrar na criação dos vestuários e na incorporação cênica para as apresentações dos dançarinos na Disputa Nervosa.

Na primeira etapa do projeto, que aconteceu entre os dias 12 e 21 de março de 2021, foi desenvolvida uma residência artística online com artistas brasileiros e britânicos. Durante dez dias, os artistas se concentraram na criação de um espetáculo cênico, que envolve dança e moda como seus elementos centrais. Nesta etapa, no dia 12 de março, também foi realizado um circuito de palestras aberto ao público com os temas da moda e cultura. As palestras foram gratuitas com transmissão ao vivo no canal do Centro Cultural no YouTube.

Na segunda etapa do projeto, os artistas se concentram nos ensaios. Por fim, a terceira etapa será a realização do espetáculo, que, em virtude da pandemia, será apresentado em modalidade online através de transmissão ao vivo. 

CIRCUITO DE PALESTRAS

O Circuito de Palestras aconteceu no dia 12 de março de 2021 e foi um convite para o público refletir sobre moda e cultura. Confira como foi!


Cultura Urbana, funk e arte de rua –
Renata Prado

Renata Prado é estudante de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, pesquisadora na área da educação, idealizadora e articuladora nacional da Frente Nacional de Mulheres no Funk, dançarina, coreógrafa e professora de funk. Também é idealizadora do projeto Academia do Funk e integrante da organização política Coalizão Negra por Direitos. Foi homenageada pelo 15º prêmio Zumbi dos Palmares da Assembléia Legislativa de São Paulo e pela I Sessão Solene de Homenagem ao dia 25 de Julho – Dia internacional da Mulher Negra Latino Caribenha pela Câmara Municipal de São Paulo por conta de seu trabalho de base na militância.


Vogue e moda – Tetê Moreira

Tetê Moreira é dançarina profissional e integrante e coreógrafa do Trio Lipstick. Desde 2010, dedica seus trabalhos e estudos ao Vogue e a cultura Ballroom, atuando como professora, performer e jurada em eventos deste segmento no Brasil. Filha da icônica Leiomy Maldonado, faz parte da legendária House of Amazon (NYC) e representa sua casa em Balls nacionais e internacionais. Também é idealizadora e produtora do primeiro festival internacional de Vogue da América Latina, o BH Vogue Fever, que acontece anualmente em Belo Horizonte, MG.


Contexto social e cultural de Belo Horizonte –
Joana Ladeira

Joana Ladeira é formada em Psicologia e mestre em Estudos Psicanalíticos. De 2005 a 2010 se dividia entre o trabalho no consultório particular e a coordenação local do Programa Fica Vivo! no Morro do Papagaio, com oficinas de arte, cultura e esporte para jovens. Desde então, se dedica a ações socioculturais independentes em Belo Horizonte, como a Real da Rua, a pesquisa sobre a Vida Loka e o Filme de Rua, uma prática audiovisual com jovens que vivem na rua, que completou cinco anos em 2020.

DISPUTA NERVOSA

A Disputa Nervosa é uma batalha de danças do funk que surgiu em 2016 e mobiliza e reúne jovens através da dança, principalmente o funk, para definir quem é o melhor dançarino. O evento busca difundir a cultura do passinho do funk e, ao promover um encontro entre comunidades, incentiva a ocupação dos espaços públicos da cidade e a troca de ideias e experiências.

DEPOIMENTOS

FICHA TÉCNICA

Projeto aprovado na Chamada Pública de Seleção de Projetos de Residência Artística 2020/2021 do Programa Pontes, realizado pela Oi Futuro e British Council.

Coordenação Geral:
Kdu dos Anjos e Danny Mendes
Projeto:
Samir Caetano
Mediação:
Kdu dos Anjos
Comunicação:
Thais Milani
Designer:
Izabela Santiago
Audiovisual:
Luana Abreu
Tradução:
Manuela Mares
Produção:
Centro Cultural Lá da Favelinha
Realização:
Oi Futuro e British Council
Residentes:
Aimee
Beth
Breno Wilian
Caitlin
Eduardo Moreira
Elena
Gutielle Costa
Isabela Rodrigues
João Victor
Lucy
Melissa
Miliane Rodrigues
Victor Silva
Rian Filipe
Samara Oliveira
Wellton Carlos
Thipany Gomes
Victor Guilherme

Entre em contato com a Favelinha:

PortugueseEnglishSpanish