RÁdio Europa Brega Parque

Radio Europa Brega Parque é um projeto realizado através do financiamento de Bristish Council e resultado de uma parceria entre o Centro Cultural Lá da Favelinha, a instituição britânica de arte e tecnologia ZU-UK  e a organização colombiana 9 Voltios.

Na primeira etapa do projeto, foram realizadas dez oficinas virtuais de dança de 4 de maio a 3 de junho, sempre às terças e quintas-feiras, que deram destaque às manifestações artísticas da comunidade do Centro Cultural, como o funk, vogue, afro dance, house e maculelê, além da dança contemporânea e subjetiva. Todas foram gratuitas e aconteceram através do aplicativo Zoom. 

Os interessados escolheram quais LABs queriam fazer, sendo possível participar de todos, e o link foi enviado por e-mail e WhatsApp para o participante na manhã do dia da oficina. Artistas que participaram das aulas e enviaram o vídeo conforme as orientações receberam um certificado. 

As oficinas aconteceram ao vivo em português e posteriormente foram enviadas com as traduções em inglês e espanhol para os inscritos que desejaram realizar as atividades. 

As oficinas tiveram um momento técnico, depois foi possível tirar dúvidas e compartilhar experiências por intermédio de uma performance e em seguida teve um momento de feedback. 

As atividades foram direcionadas ao público que se interessa por arte, com foco em dança e corporaliedade e, principalmente, a moradores de periferias e favelas de diferentes lugares de língua portuguesa, espanhola ou inglesa e que sofrem frequentemente com a exclusão ou que não se envolvem em atividades tecnológicas e culturais. São artistas periféricos, comunidade LGBTQ+, mulheres pretas e diferentes gerações.

Além da programação dos LABs, o projeto teve duas participações no Terça da Dança, que é realizado pelo Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDança). No dia 18/05 aconteceu uma roda de conversa sobre o projeto e no dia 25/05, foram apresentados os resultados dos dois primeiros LABs. As lives foram transmitidas no canal do Youtube da Fundação Municipal de Cultural de Belo Horizonte. 
Radio Europa, Brega Parque é apoiado pelo British Council Digital Collaboration Fund, que auxilia parcerias culturais no Reino Unido e no exterior para desenvolver formas digitalmente inovadoras de colaboração, e também conta com apoio da APAE BH.

RADIO EUROPA BREGA PARQUE

É sobre política e resíduos, um conceito transcontinental enraizado na cultura da classe operária, e sobre criar algo a partir do nada. Uma colaboração que surge da política divisionista amplamente difundida pela Grã-Bretanha, Brasil e Colômbia, e das revoluções culturais que emergem do lixo tecnológico. A partir disso, desenvolve comunidades temporárias compostas por públicos e artistas que criam e celebram sua própria cultura para o pós-normal. 

Radio Europa, Brega Parque é uma obra de arte única sobre som, política e identidade pessoal e cada público é um artista criador de sua própria experiência. Assim, o público do Brega Parque é orientado a criar sua própria performance, uma nova marca de cultura para o pós-normal, que combina o audiovisual, desfile, dança, performance e roteiro autobiográfico. 

Tendo em vista que o público é muitas vezes desencorajado por tecnologias excessivamente complexas, o projeto busca simplificar o acesso à participação para melhorar a experiência de públicos de origens sub-representadas e desfavorecidas, fazendo uso de uma tecnologia que é conhecida  e que não oferece barreira financeira para a participação. 

Na primeira etapa do projeto, serão realizados os LABs do Centro Cultural Lá da Favelinha. E em um segundo momento será criada uma performance artística em articulação com a ZU-UK e 9 Voltios que vai incluir o público presente nos LABs.

RADIO EUROPA – BREGA PARQUE É APOIADO PELO BRITISH COUNCIL DIGITAL COLLABORATION FUND, QUE AUXILIA PARCERIAS CULTURAIS NO REINO UNIDO E NO EXTERIOR PARA DESENVOLVER FORMAS DIGITALMENTE INOVADORAS DE COLABORAÇÃO.

PortugueseEnglishSpanish