Por Trás do Bailão

A arte e cultura como ferramenta para a transformação e desenvolvimento social. É isso que o Lá da Favelinha propõe enquanto catalisador da cultura de Favela em Belo Horizonte e espaço permanente de promoção da arte.

Através de oficinas, promovemos o acesso à cultura e educação de qualidade para os moradores do Aglomerado da Serra, apontamos e mostramos a arte como possibilidade de lazer, trabalho e renda e mostra o potencial da favela.

Com a aprovação do projeto no Edital de Seleção Pública nº 01/2022 – Rede Municipal de Pontos de Cultura de Belo Horizonte – Processo: 01.039281.22.04, realizaremos oficinas de Funk, Danças Urbanas e Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, totalizando 117 aulas, além de desenvolver uma Incubadora de Funk, em conjunto com o grupo Favelinha Dance, com produção artística e apresentação de espetáculo no Centro Cultural.

As oficinas começam em março e são gratuitas, semanais, com duração de 1h30, e presenciais, realizadas no espaço do Centro Cultural. São 15 vagas para cada oficina, preenchidas de acordo com a ordem das inscrições, e haverá uma lista de espera caso o número de inscrições seja maior que as vagas disponíveis.

As inscrições são para maiores de 12 anos e podem ser feitas até o dia 15 de fevereiro. O resultado com a lista dos aprovados será divulgado nas redes sociais do Lá da Favelinha.

Este projeto é fruto do Edital de Seleção Pública nº 01/2022 – Rede Municipal de Pontos de Cultura de Belo Horizonte -Processo: 01.039281.22.04

OFICINEIROS

Funk

 

Dudu Sorriso

Ministra workshops em Belo Horizonte em diferentes modalidades, como Funk, Hip Hop, Passinho, entre outras. Compõe o elenco do espetáculo infantil “O Tubarão Martelo” e se apresenta em eventos públicos e privados. Integra grupos de dança como Favelinha Dance, Lendários do Passinho e Cia Fissura e é CEO do Projeto Hibrido. Já se apresentou nos maiores palcos de eventos no Brasil, como Lollapalooza, Festival Sarará, Planeta Brasil, entre outros, e realizou cursos e espetáculos artísticos em Bristol (UK), Londres (UK) e Paris (FRA).

Samy Oliveira

Dançarina, coreógrafa, modelo e pesquisadora de funk e outras modalidades. É integrante do grupo Favelinha Dance e CEO do Projeto Híbrido, que é direcionado para aulas de diferentes modalidades. Ministra workshop de funk e passinho e se apresenta em palcos como Festival Sarará, Planeta Brasil e Breve Festival.

Vitinho do Passinho

Dançarino, coreógrafo, DJ e estudante de Educação Física na PUC MINAS.  Se apresenta em diversos palcos no Brasil e pelo mundo com shows, oficinas e workshops.

Danças Urbanas


Djessy – Hip Hop Dance

Jéssica de Paula iniciou seus estudos na Cultura Hip Hop em 2012. Além do Hip Hop Dance, passou por estilos como Jazz e Contemporâneo. Foi integrante do Projeto Anjos D’Rua de 2002 a 2013, onde mais tarde se tornou professora. Também integrou a Kahal School e Contraste, grupos nos quais teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos e aprimorar técnicas.

 

Rian Filipe – Danças Africanas

Dançarino e professor de dança. Iniciou sua carreira como professor em 2018 em um projeto gratuito no Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte. Faz parte do ballet do Djonga, ministra aula nos studios Fe Pacheco e Rios Danças e integra o Grupo Identidade.

 

Americana – Vogue

Performer, DJ, dançarina e professora de dança. Presente na cultura ballroom desde 2017, é Mother da Kiki House of DuBeco. Esbanja perfomance nas categorias Vogue femme, runway e face. Artista trans, começou a fazer show como drag após performar em um duelo na Festa Eleganza, na qual é Winner. Em suas apresentações, mostra não só toda sua vivência ballroom mas também como dançarina e mulher trans preta.

Libras


Vinni

Marcos Vinícius é professor de Libras e criador de conteúdo criativo para contar histórias, inspirar ou ensinar. Em suas redes sociais, fala sobre o dia a dia e aborda a realidade das barreiras enfrentadas pela comunidade surda, principalmente no que se refere à falta de acessibilidade e à representação dos surdos, incluindo os surdos negros como protagonistas. Também possui experiência como tradutor/intérprete, administração e stand-up.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral:
Kdu dos Anjos

Coordenação Administrativa e Financeira:
Danny Mendes

Produção Executiva:
Ester Teixeira

Assistente de Produção Executiva:
Cysi dos Anjos

Elaboração do Projeto:
Pablo Xavier

Coordenação de Comunicação:
Thaís Milani

Design:
Izabela Santiago

Audiovisual:
Matheus Angel

Gestão Contábil:
Andréa Carla