Arquitetura Lá da Favelinha

Uma lanchonete que virou loja de utilidades, que virou uma biblioteca, que virou o Centro Cultural Lá da Favelinha, que virou referência arquitetônica e um espaço para arte, educação, cultura e empreendedorismo no Aglomerado da Serra.

Em 2018, a equipe de arquitetos do Coletivo Levante abraçou nossa causa e lançamos uma campanha para arrecadar recursos para reformar o Centro Cultural. Muitas pessoas se mobilizaram, atingimos a meta e iniciamos a reforma em 2019.

O resultado é um espaço que combina a criatividade da comunidade, os pilares da sustentabilidade e nosso potencial cultural, formador e empreendedor. Um lugar construído pelos nossos e para os nossos.

E o sonho foi muito além! Fomos vencedores do 8⁰ Prêmio de Arquitetura do Instituto Tomie Ohtake, do Prêmio Nacional de Arquitetura do Instituto de Arquitetos do Brasil e da 21ª Premiação de Arquitetura do Instituto de Arquitetos do Brasil – MG na categoria Edificações, além de finalistas do prêmio Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura, na modalidade Edificação – Institucional.