Educação e cultura como ferramentas de formação e capacitação para construir novas oportunidades. É isso que o projeto Fika Ryca Favelinha vai promover no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte.

São 13 oficinas gratuitas e semanais para fortalecer a produção artística e cultural da favela. Ao mostrar a arte como uma possibilidade de trabalho, lazer e renda, a iniciativa promove a transformação social e o protagonismo dos artistas periféricos. 

Direcionadas para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de periferias de Belo Horizonte, as oficinas são presenciais, realizadas no espaço do Centro Cultural. 

As inscrições podem ser feitas presencialmente ou online por formulário. São 15 vagas para cada oficina, preenchidas de acordo com a ordem das inscrições, e haverá uma lista de espera caso o número de inscrições seja maior que as vagas disponíveis. 

O projeto “FiKa Ryca Favelinha – Manutenção do Centro Cultural Lá da Favelinha”, número de CA: 2018.13609.0221, é patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realização do Centro Cultural Lá da Favelinha, é Cultural e do Governo de Minas Gerais-Governo Diferente, Estado Eficiente.

Ritmo e Poesia - Seg 18:00 às 19:30 Vinijoe

Uma oficina para aprender sobre o movimento rap. Os alunes vão estudar a história, gênero musical e seus subgêneros e estruturas de rima. Também terão aulas de freestyle, composição e lançamento de músicas. 

Vinijoe é mc, cantor e compositor. O artista, que preza pela versatilidade, traz sua identidade musical em todos os ritmos que atua e propõe a imersão em assuntos como racismo e desigualdades sociais a partir de sua própria vivência.

Libras - Seg 19:30 às 21:00 - Faby

Uma oficina de conhecimentos básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e para aprender estratégias para a comunicação com a pessoa surda. Nesse processo, os alunes estudam sobre expressões faciais e corporais, música e interpretação e tradução de textos.

Capoeira - 3ª 18:00 às 19:30 Lili

Uma oficina que apresenta a capoeira como ferramenta de inclusão social, resgate da identidade, cidadania e promoção do bem-estar físico, emocional e social dos participantes. Uma combinação de momentos de descontração, interação e criatividade para promover a cooperação, disciplina e conhecimento. Nas aulas, os alunes vão desenvolver movimentos básicos e aprender técnicas de defesa, golpes básicos, frontais e giratórios e musicalidade, além de participarem de rodas de capoeira.

Liliane Pinheiro, conhecida na Capoeira como Contramestra Lili, é praticante de capoeira desde 2002 e se dedica ao ensino, divulgação e preservação da capoeira em Belo Horizonte. É integrante e uma das líderes do Grupo Capoeira Origem – BH. Atua como professora de capoeira desde 2013 em escolas e projetos sociais e ministra oficinas e workshops em diferentes estados do Brasil e interior de Minas Gerais.

Funk - 3ª 19:30 às 21:00 Samy

Uma oficina para explorar as diferentes perspectivas do funk, com destaque para o papel e protagonismo das dançarinas mulheres, que contribuem significativamente para a riqueza e diversidade do funk. Uma abordagem que desmistifica estereótipos e promove um ambiente inclusivo e respeitoso na indústria musical.

Samy é dançarina, professora, coreógrafa, modelo e pesquisadora de funk e outras modalidades. Sua trajetória começou com o Hip Hop, no grupo Anjos D’Rua. Dança funk há sete anos e integra o grupo Favelinha Dance. Ministra workshops de funk e passinho, participou de espetáculos como Engolir Seco e Brinco de Ouro e se apresenta em palcos como Festival Sarará, Planeta Brasil e Breve Festival.

Danças Urbanas - Vogue Femme 4ª feira 18 : 00 às 19 : 30 Jhones

Uma oficina de danças urbanas para os alunes se jogarem no vogue femme. Serão aplicados métodos e os cinco elementos desse estilo: cat walk, duck walk, hands performance, spin and dip e floor performance. Também será desenvolvido um estudo teórico sobre cultura e dança e trabalhada a performance individual de cada alune.

João Victor, mais conhecido como Jhones ou Timmy, trabalha com dança profissionalmente há sete anos. Atua como dançarino, coreógrafo e professor. É father da Kiki House of Dubeco integrante do grupo Favelinha Dance e professor no projeto Fica Vivo e no Centro Cultural Lá da Favelinha.

Percussão - 4ª feira19:30 às 21:00 Everton

Uma oficina para explorar diferentes ritmos musicais através da percussão. A partir de aulas teóricas e práticas, os alunes vão aprender a conduzir as baquetas nas variações da  música popular brasileira. Dentre os ritmos a serem trabalhados, se destacam os da Bahia, Levadas Africanas, Samba e Pagode.

Everton é músico e tem o propósito de promover o desenvolvimento humano, social e econômico dos moradores da comunidade. Se dedica à indústria musical há mais de 14 anos, incentivado pela família que também atua na área. Já gravou DVDs de samba em São Paulo e Belo Horizonte, fez aulas de bateria e cursos na Ordem dos Músicos do Brasil e no Minueto Centro Musical. Trabalha com a música em Belo Horizonte com bandas de samba e pagode.

Discotecagem - 5ª feira 18:00 às 19:30 BRK

Uma oficina que ensina os princípios básicos de discotecagem. Em aulas teóricas e práticas, os alunes vão aprender técnicas ligadas ao uso da controladora e de aplicativos de reprodução de música. A partir disso, são incentivados a criar a própria identidade musical e a transmitir a música para o público observando o ambiente em que estão.

BRK é DJ de diferentes estilos musicais, produtor musical e produtor técnico e executivo na Dalãma Records. A curiosidade e gosto pela música levaram ao sonho de ser DJ e já atua na indústria musical há dez anos. Participou do grupo Tropa dos Betas, que organizava eventos na Serra, e tocou em diversos eventos em Belo Horizonte.

Língua Espanhola - 5ª feira 19:30 às 21:00 Giovanna

Uma oficina de espanhol direcionada para crianças e jovens com uma didática que inclui atividades de leitura, escrita, escuta e conversas, além de brincadeiras, jogos e desafios.

Giovanna Cotta é professora de Matemática e Espanhol e formada em Geologia. É mestre em Educação e já lecionou em escolas e universidades. Também foi professora de Inglês e, desde 2016, ensina espanhol no Lá Da Favelinha. Através do trabalho, mostra a importância transformadora da educação e usa o ensino de línguas como ferramenta para promover a valorização e o respeito às diferentes culturas.

Técnica de Iluminação - 5ª feira 14:00 às 15:30 Veec

A partir de perspectivas contemporâneas do Mat Pilates, a oficina propõe uma investigação cuidadosa do repertório clássico somada à proposta de movimentos funcionais, terapêuticos, expressivos e integrativos. Uma oficina que busca promover a saúde e o bem estar dos participantes, melhorar a qualidade de vida e conscientizar sobre a importância do cuidado com o corpo e o movimento.

Sara Marchezini é multiartista, facilitadora de práticas corporais e fisioterapeuta nas áreas de ortopedia, neurologia e geriatria. Atende e acompanha idosos, atua na prevenção e reabilitação de atletas e artistas do movimento e é instrutora de pilates e dança contemporânea. Acredita na construção da saúde pelo movimento e pela arte.

Pilates - 6ª feira 10:30 às 12:00 Sara

A partir de perspectivas contemporâneas do Mat Pilates, a oficina propõe uma investigação cuidadosa do repertório clássico somada à proposta de movimentos funcionais, terapêuticos, expressivos e integrativos. Uma oficina que busca promover a saúde e o bem estar dos participantes, melhorar a qualidade de vida e conscientizar sobre a importância do cuidado com o corpo e o movimento.

Sara Marchezini é multiartista, facilitadora de práticas corporais e fisioterapeuta nas áreas de ortopedia, neurologia e geriatria. Atende e acompanha idosos, atua na prevenção e reabilitação de atletas e artistas do movimento e é instrutora de pilates e dança contemporânea. Acredita na construção da saúde pelo movimento e pela arte.

Judô - Sábado 09:00 às 10:30 Mariana

Uma oficina para a prática de artes marciais, com o objetivo de promover o crescimento e desenvolvimento das potencialidades psicomotoras e cognitivas e a integração social. Trabalha também a introdução dos fundamentos básicos da arte e busca formar futuros atletas e professores.

Mariana é professora de judô há 12 anos, faixa preta 2º dan e fisioterapeuta por formação acadêmica. No Lá da Favelinha, é professora de judô desde 2018. Como fisioterapeuta, atende atletas profissionais e amadores. E também promove o exercício físico através de aulas individuais e em grupo para diferentes faixas etárias.

Teatro - Sábado 10:30 às 12:00 Jonnatha

Uma oficina que proporciona aos alunes aprendizado prático-técnico da arte teatral, com foco na expressão corporal, bem como o conhecimento prévio dos principais elementos cênicos, preparando-os por meios de exercícios físicos, jogos dramáticos e teatrais contribuindo para o desenvolvimento artístico, a compreensão contextual do processo de criação e recepção da arte, além de despertar o senso crítico através do fazer e do diálogo, desenvolvendo a capacidade de relacionamento social e o trabalho coletivo.    

Jonnatha Horta é integrante do Grupo Oficcina Multimédia (GOM) da Fundação de Educação Artística. Junto ao grupo, participou de espetáculos teatrais como ator, figurinista, preparador corporal e assistente de direção. É graduado em Licenciatura no curso de Artes Cênicas da UFMG, ministrou oficinas e trabalhou como professor de Teatro e Figurino em projetos como o Valores de Minas, BH Cidadania, Escola Livre de Artes – Arena da Cultura e no Centro Cultural Lá da Favelinha. Como membro do GOM, ajudou a produzir o Festival Verão Arte Contemporânea. Em 2023, esteve em turnê com o espetáculo “Vestido de Noiva”, também do GOM, pelos CCBBs de Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

Ficha técnica

Gestão e Coordenação Geral: Kdu dos Anjos
Gestão e Coordenação de Atividades Culturais: Marcella Mourão

Gestão Administrativa do projeto: é.cultural 

Coordenação de Produção: Ester Teixeira

Coordenação Pedagógica: Liliane Pinheiro 

Produtor Executivo: Cauã Reis

Produtora Executiva: Miuk 

Coordenadora de Comunicação: Thaís Milani

Designer: Izabela Santiago

Assistente de Comunicação: Juan Gouveia

Fotógrafa: Ester Teixeira

Oficineiros: Conceição dos Anjos – Sãozinha, Liliane Pinheiro – Lili, Fabiana Pereira – Faby, João Victor Gonçalves – Mr. Jhones, Mariana Bernardes, Sara Marchezini, Jonnatha Horta, Vinicius de Oliveira – Vinijoe, Giovanna Cotta, Victor dos Santos – Veec, Everton Roberto – Tico, Samara Oliveira – Samy Oliveira, Julio Nogueira – Dj BRK

Coordenador Favelinha Dance: Léo Garcia

Favelinha Dance: Eduardo Moreira – Dudu Sorriso, João Gabriel Fidelis – Dj Fidelis, João Victor Gonçalves – Mr. Jhones, Samara Oliveira – Samy Oliveira, Tiphany Gomes, Victor Guilherme Soares – Vitinho do Passinho, Welleton Carlos – Negona Dance.

Catering: Conceição dos Anjos

Costureiras Remexe: Carla d’lá, Halisson Naninne

Assistente de Costura: Camille Reis 

Transporte: Wanderlei dos Anjos 

Serviços Gerais: Joice Arruda